SRC Energy Participa de Projeto Pioneiro no Brasil para Implantação de Fábrica de Pellet de Biomassa


A líder nacional do setor sucroalcooleiro em conjunto com a multinacional francesa, AREVA, estão implantando unidade pioneira em aproveitamento da biomassa para a fabricação de pellet de bagaço e palha de cana-de-açúcar.

“Trata-se de um empreendimento que envolve tecnologia de ponta para os principais equipamentos, que possuirá fornecedores de todos os continentes do nosso planeta e que demandará uma engenharia de integração muito consistente”, comenta Silvio Romero, sócio-fundador da SRC Energy.

“O escopo de fornecimento da SRC Energy para esse empreendimento compreenderá o gerenciamento do projeto de automação do sistema elétrico da fábrica, o projeto de automação de todos os CCM´s (painéis responsáveis pelos acionamentos dos motores da fábrica) e a integração das diversas ilhas de controle”, complementa.

A elevada densidade do pellet, quatro vezes superior à do bagaço, viabiliza o transporte para longas distâncias e reduz custos de armazenamento. Estima-se que o retorno do investimento em uma fábrica de 80 mil toneladas de pellets ocorra em três anos, para uma taxa interna de retorno da ordem de 50%.

“Estamos convencidos de que nosso maior desafio será a integração das ilhas de controle, não pela dificuldade do entendimento do sistema de controle em si, mas, principalmente pelas diferentes padronizações e culturas de realização de projeto que os fornecedores selecionados possuem”, finaliza Silvio Romero.

Posts Em Destaque
Posts Recentes