top of page

SRC Energy Inicia Processo de Certificação de Rede ProfiBus na Vitarella



Durante o final de 2016, a SRC Energy iniciou importante trabalho de inspeção, análise e certificação de rede ProfiBus em umas das maiores fábricas de biscoito do Nordeste, pertencente ao Grupo M Dias Branco: Trata-se da unidade Vitarella que emprega diretamente cerca de dois mil e oitocentos funcionários e está localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.


A etapa inicial do processo de certificação foi a inspeção dos principais enlaces da rede ProfiBus da unidade responsável pela produção dos biscoitos como as bolachas cream-cracker, biscoitos amanteigados, recheados e rosquinhas. Ao todo foram inspecionados quatro enlaces de rede, totalizando mais de 150 nós funcionais, entre PLC´s, Remotas, Repetidores, Soft-Staters, Partidas Inteligentes, Inversores de Frequência, Medidores de Energia e Servos-Motores.


“Com a certificação da rede ProfiBus da fábrica 2 da M Dias Branco - Vitarella, a companhia estará apta para promover as expansões planejadas atualmente pela engenharia com a certeza de que, apesar da capilaridade das redes, não haverá problemas na integração das novas linhas de produção da fábrica ao sistema já existente”, explica Silvio Romero, sócio-fundador da SRC Energy.


O processo de análise da rede foi realizado através moderna ferramenta de diagnóstico de Rede ProfiBus chamada de ProfiTrace 2 Ultra PRO, a qual incorpora as funcionalidades de monitor de barramento com estatísticas, semáforo de qualidade da rede, osciloscópio, bargraph, scan da topologia, relatórios além de outras funcionalidades de inspeção e testes.


“Problemas encontrados frequentemente em redes ProfiBus, tais como ruído, reflexão de sinal, tensão baixa, falha em terminadores, endereços duplicados, fios quebrados e erros de configuração são diagnosticados pela equipe de serviços da SRC Energy e repassadas ao cliente para conhecimento e ações de correção”, complementa Bruno Carneiro, sócio-fundador da SRC Energy.


O processo de certificação da rede ProfiBus da fábrica 2 deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017 após a parada programada da fábrica e implantação de todos os ajustes e correções na rede. Na oportunidade, todos os enlaces serão novamente inspecionados para certificação final da rede e homologação das entradas das novas linhas de produção da unidade Vitarella.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page